Encontro de bibliotecárias


Aconteceu ontem, na casa de Retiros das irmãs Sacramentinas, o Encontro de bibliotecárias da Inspetoria São João Bosco. Foi um

momento intenso, com muitas informações e muitas reflexões.
A biblioteca é a alma da escola, portanto devemos ter um olhar especial em relação às atividades que acontecem nela.

Primeiro tivemos um momento de informes, onde exploramos a descrição do cargo de  bibliotecária e suas atribuições. Falamos sobre a necessidade de investimento constante na renovação do acervo, para garantir  uma diversidade de obras aos nossos educandos.

Depois,  proferi uma palestra com a temática: " Biblioteca escolar: um espaço pedagógico". Conversamos
sobre a necessidade de fazer da biblioteca um espaço e aprendizagem e de conhecimentos. 
É preciso encantar os alunos! Propusemos algumas práticas a serem aplicadas. Para o segmento do Infantil e Fundamental I, trabalhamos com o poema " Desculpinha" da autora Maria Célia Bueno. Para o fundamental II e médio, trabalhamos com os sonetos da fidelidade de Vinícius de Morais, " Sete anos de pastor" de Camões e o texto bíblico de I corintios 13, onde o apóstolo Paulo fala sobre o amor. A ideia foi diferenciar o amor Ágape, Phileu e Eros e explorar estes conceitos com os alunos. Levei 16 Bíblias, com traduções e versões diferentes, para que fosse explorados estes atributos com os alunos.


Na parte da tarde, o Padre Hilário, com quem estou na foto ao lado, falou sobre o sistema informatizado da biblioteca, sobre a catalogação e respondeu a todas as dúvidas e perguntas. Foi ele quem catalogou e informatizou todo o acervo da Inspetoria! Ele entende tudo de biblioteca!


Distribuímos "mimos" a todos: trufas na entrada e balinhas de coração na saída!

O encontro foi maravilhoso e as avaliações sinalizam que atendeu às expectativas dos participantes. Ficamos muito felizes em receber a todos e desejamos que a biblioteca cumpra seu papel na escola.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira