Assessoria no Colégio D. Helvécio em Ponte Nova
Estive em Ponte Nova, não Colégio D. Helvécio, para fazer formação
continuada de professores e palestra aos pais. Nas fotos estou com as supervisoras, Anna Carolina e Andreísa.
Iniciamos a palestra aos pais falando sobre os métodos e processos de
alfabetização, explicando sinteticamente cada um deles. Em seguida falamos
sobre a proposta na perspectiva construtivista sócio interacionista.Foram apresentados os níveis de escrita e o tipo de intervenção a ser feita em cada um deles. Deixamos bem claro a proposta de só entregar as crianças lendo ao final do primeiro ano do ensino fundamental, quando as crianças já estão com seis anos de idade.
Falamos um pouco acerca da letra cursiva, que só deve ser introduzida após a criança estar alfabetizada.
A formação foi planejada com metodologia de ouvidoria inicial e um
segundo momento com metodologia expositiva, uma vez que o objetivo era informar
sobre os níveis da escrita preconizados por Emília Ferreiro e conceituar o
trinômio: alfabetização, letramento e consciência fonológica. Na foto ao lado estou com a equipe de professoras.
Após ouvirmos o grupo sobre suas dificuldades em trabalhar com o
material que levamos e também suas dúvidas acerca do processo de alfabetização,
distribuímos material teórico, fizemos explicações sobre eles, com atividades
práticas que as ajudarão a desenvolver melhor o trabalho cotidiano de base
alfabética e consciência fonológica.
Passamos também alguns slides que exemplificaram atividades práticas com
os alunos e como fazer o registo sistemático das mesmas.
Levamos Portfólios de alguns alunos, para que as professoras pudessem
ver como fazer deste uma ferramenta avaliativa, ressaltando que o portifólio
deve ser um demonstrativo de desenvolvimento do aluno e não apenas uma
coletânea de atividades.
O grupo estava um pouco retraído no início, apresentando certo receio em
expor suas dúvidas e práticas.
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