Como educadores, lancemos boas sementes...

.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Congresso de Mulheres


Aconteceu no sábado, o Congresso de mulheres da Igreja Presbiteriana. Fui convidada para dar uma palestra para as mulheres sobre os desafios que a modernidade nos impõe.
Estiveram presentes várias mulheres, de idades variadas! Conversamos sobre as pressões ás quais somos submetidas cotidianamente.Destacamos alguns desafios a serem transpostos:
Pressão estética- temos que ser magras, bonitas, jovens, arrumadas...Isso é pura ilusão! Todo mundo envelhece, todo mundo engorda, enfim, todo mundo é humano.
Pressão por qualificação e sucesso profissional- somos pressionadas a trabalhar fora, estarmos sempre á frente dos homens, mostar competência... o trabalho fora de casa é visto como a única forma de se obter independência e sucesso. Isso não é verdade. Podemos ser felizes de várias maneiras. É possível às mulheres que não trabalham fora, serem felizes e se sentirem bem sucedidas.
Vimos as repercussões da globalização na vida das famílias, no mercado profissional e destacamos grandes desafios mundiais no combate á discriminação contra a mulher.
Destacamos três pontos principais,segundo a ONU, que carecem de políticas públicas;
A violência doméstica, a mutilação das mulheres na África e o poder de decisão da Mulher.
Destacamos o perfil de algumas mulheres na Bíblia, que nos ensinam muito com suas atitudes.
Com Ana aprendemos a ter mais fé; com Rute aprendemos a ser companheiras leais e amigas; com a mulher que tinha um fluxo de sangue aprendemos a ter persistência e com Maria aprendemos a ter submissão total a Deus.
Ao final foi servido um delicioso lanche!
Agradeço pelo convite. Foi muito bom "bater este papo" com estas mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário