Jornada Pedagógica no Colégio Salesiano São Domingos Sávio, em Brasilia

Aconteceu, no dia 10 de julho de 2014, a Jornada Pedagógica do Colégio São Domingos Sávio, em Brasília. 

Fui convidada para ministrar formação aos professores. Falamos sobre dois temas: Avaliação e relações interpessoais, com foco na (in)disciplina dos alunos.

Em relação à temática de Avaliação Escolar, destacamos que a avaliação é um processo e não um momento estanque em si mesmo. E ainda, instrumentos de avaliação não são necessariamente avaliação. É preciso avaliar sempre, acompanhar, monitorar, mas o que realmente vai garantir a aprendizagem são as intervenções que fazemos frente ao desempenho do aluno.
Mostramos 8 instrumentos de avaliação diferenciados, destacando a utilidade e uso de cada um, ensinado como planejá-los e como apresentar as propostas aos alunos. Dividimos os professores em pequenos grupos para que eles elaborassem o instrumento avaliativo delineado e posteriormente apresentassem ao grupo maior. Foi um momento muito rico, o grupo respondeu muito bem à nossa proposição.

Em seguida, falamos sobre a taxonomia de Bloom, como base pra elaboração dos itens, contemplando as habilidades cognitivas de cada aluno. Destacamos o que é a TRI (Teoria de resposta ao item) e como o ENEM trabalha. Fizemos uma análise de itens elaborados em outras escolas.
Finalizamos nossa participação, com a temática:
Relações Interpessoais: desatando nós e criando laços.
Trabalhando a (in)disciplina na sala de aula.
A palestra procurou levar os professores à reflexão acerca do relacionamento entre professor e alunos na escola. Destacamos estudos realizados no meio acadêmico que aponta algumas causas para a indisciplina escolar. Ressaltamos nossa opção pelo sistema Preventivo em detrimento de uma educação repressora. Trouxemos casos práticos, mostramos ações propositivas com o objetivo de melhorar esta relação no dia a dia.

A equipe me recebeu de braços abertos! Ao final, chocolates da Kopenhagen!Agradeço a acolhida e confiança e desejo um semestre abençoado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira