Jornada Pedagógica no Colégio Salesiano São Domingos Sávio, em Brasilia
Aconteceu, no dia 10 de julho de 2014, a Jornada Pedagógica do
Colégio São Domingos Sávio, em Brasília.
Fui convidada para ministrar formação
aos professores. Falamos sobre dois temas: Avaliação e relações interpessoais,
com foco na (in)disciplina dos alunos.
Em relação à temática de Avaliação Escolar, destacamos que a
avaliação é um processo e não um momento estanque em si mesmo. E ainda,
instrumentos de avaliação não são necessariamente avaliação. É preciso avaliar
sempre, acompanhar, monitorar, mas o que realmente vai garantir a aprendizagem
são as intervenções que fazemos frente ao desempenho do aluno.
Mostramos 8 instrumentos de avaliação diferenciados, destacando a
utilidade e uso de cada um, ensinado como planejá-los e como apresentar as
propostas aos alunos. Dividimos os professores em pequenos grupos para que eles
elaborassem o instrumento avaliativo delineado e posteriormente apresentassem
ao grupo maior. Foi um momento muito rico, o grupo respondeu muito bem à nossa
proposição.
Em seguida, falamos sobre a taxonomia de Bloom, como base pra
elaboração dos itens, contemplando as habilidades cognitivas de cada aluno.
Destacamos o que é a TRI (Teoria de resposta ao item) e como o ENEM trabalha.
Fizemos uma análise de itens elaborados em outras escolas.
Finalizamos nossa participação, com a temática:
Relações Interpessoais: desatando nós e criando laços.
Trabalhando a (in)disciplina na sala de aula.
A palestra procurou levar os professores à reflexão acerca do
relacionamento entre professor e alunos na escola. Destacamos estudos
realizados no meio acadêmico que aponta algumas causas para a indisciplina escolar.
Ressaltamos nossa opção pelo sistema Preventivo em detrimento de uma educação
repressora. Trouxemos casos práticos, mostramos ações propositivas com o
objetivo de melhorar esta relação no dia a dia.
A equipe me recebeu de braços abertos! Ao final, chocolates da Kopenhagen!Agradeço a acolhida e
confiança e desejo um semestre abençoado!
Comentários
Postar um comentário