Encontro de supervisores e orientadores da Inspetoria São João Bosco.

Terminou hoje o Encontro de supervisores e orientadores da Inspetoria São João Bosco. Três dias de muito diálogo, reflexão, aprendizado, convivência e muita alegria!!! Foram 14 escolas reunidas, para trocar experiências e investir na excelência acadêmica dos alunos.

No primeiro dia, o Padre Ricardo Sávio nos falou sobre Salesianidade. O sistema preventivo de Dom Bosco nos convida a ter um olhar especial para com nossos alunos e acolher as suas necessidades. O gerente do SSEE falou em seguida, sobre o planejamento estratégico da Inspetoria e os Projetos do Sistema Salesiano de Educação em Escolas.


À tarde, tivemos um momento riquíssimo: dividimos o grupo maior em pequenos grupos e lhes oferecemos um roteiro para compartilhamento das práticas no trabalho da supervisão e orientação escolar. Todos relataram como acompanham os professores e alunos, de que forma organizam seus planejamentos, seus relatórios, como acompanham as avaliações e
traçam estratégias de intervenção. Após as discussões houve o compartilhamento das mesmas com o grupo maior. Muita troca de experiências, que veio acrescentar riqueza de ideias ao trabalho de todos.

No segundo dia, recebemos o Padre José Ricardo, que nos falou sobre os desafios da pastoral juvenil na escola. Ele usou a metodologia da ouvidoria e dialogou com o grupo, que participou ativamente com contribuições e relatos. Foi um momento informal, um bate papo com o grupo, que nos deu a real ideia do que vem a ser uma “Escola em pastoral”: um trabalho que perpassa todas as áreas e que não se restringe a eventos pontuais Todos devem refletir a Glória de Deus com sua postura e suas ações.

Depois foi minha vez. Falei sobre a Avaliação Escolar. Usei um período da manhã e toda a tarde, que ficou dividida da seguinte forma:
  •      Primeiro traçamos um histórico das concepções pedagógicas e suas repercussões para a avaliação;
  •    Falamos sobre a avaliação na perspectiva das competências e habilidades, seu surgimento e destacamos a implantação das avaliações externas no Brasil bem como a criação dos PCNs;
  • Vimos a avaliação por segmento, onde destacamos os instrumentos mais adequados para cada idade, segundo características do desenvolvimento humano;
  •  E por fim, falamos sobre a proposta da Rede Salesiana de Escolas, usando os textos da Dra Kátia Smole.


Á noite, houve um delicioso coquetel, onde o pessoal caprichou no visual. Todos muito elegantes em um ambiente acolhedor e alegre e com uma ótima comida!
No último dia, tivemos um bom dia muito animado, feito pelas “meninas” do Colégio Salesiano BH e uma palestra com a assessora Eliane Aquino, sobre a relação educador x educando. As pessoas foram desafiadas a se lembrar de professores que os marcaram e tivemos belíssimos depoimentos, que emocionaram a todos nós.

A gestora do polo BH Rita Jelinek nos falou sobre sua atuação. Ela nos demonstrou o planejamento de trabalho delineado pela Rede Salesiana e se colocou a inteira disposição de todos no que se fizer necessário.

Para finalizar, selecionei o emocionante filme “Cuerdas”, que nos conta a história de uma menina chamada Maria, que acolhe um menino com paralisia cerebral que chega ao orfanato onde ela mora. A menina investe tudo no amigo. Inclui, ama, acolhe. E se torna uma professora quando cresce. Desafiamos o grupo a se tornar como esta menina no seu cotidiano.

Preparamos muitos “mimos” para esta equipe especial: na chegada, mensagem sobre a cama de boas-vindas. No credenciamento, pães de mel recheados de nozes, que fizeram o maior sucesso! E ao final, coração de acrílico com balinhas, para mostrar todo o amor que devemos dedicar à educação.


O Encontro foi um sucesso graças à participação de todos. Agradecemos o envolvimento e desejamos muito sucesso no trabalho!

Comentários

  1. Priscila, parabéns pela síntese do evento apresenta neste blog, mas sobretudo pela sua atuação neste encontro do SSEE (Sistema Salesiano de Educação em Escolas) como educadora. Seu trabalho, bem como o da Eliane, na organização foi exímio e sua palestra muito esclarecedora. Abraços! Pe. Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas animadoras palavras. Que Deus nos abençoe a realizar a nossa missão. Abraço.

      Excluir
  2. Pessoal estudando muito. Parabéns equipe. Katia Smole

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira