Como educadores, lancemos boas sementes...

.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Encontro de supervisores e orientadores da Inspetoria São João Bosco.

Terminou hoje o Encontro de supervisores e orientadores da Inspetoria São João Bosco. Três dias de muito diálogo, reflexão, aprendizado, convivência e muita alegria!!! Foram 14 escolas reunidas, para trocar experiências e investir na excelência acadêmica dos alunos.

No primeiro dia, o Padre Ricardo Sávio nos falou sobre Salesianidade. O sistema preventivo de Dom Bosco nos convida a ter um olhar especial para com nossos alunos e acolher as suas necessidades. O gerente do SSEE falou em seguida, sobre o planejamento estratégico da Inspetoria e os Projetos do Sistema Salesiano de Educação em Escolas.


À tarde, tivemos um momento riquíssimo: dividimos o grupo maior em pequenos grupos e lhes oferecemos um roteiro para compartilhamento das práticas no trabalho da supervisão e orientação escolar. Todos relataram como acompanham os professores e alunos, de que forma organizam seus planejamentos, seus relatórios, como acompanham as avaliações e
traçam estratégias de intervenção. Após as discussões houve o compartilhamento das mesmas com o grupo maior. Muita troca de experiências, que veio acrescentar riqueza de ideias ao trabalho de todos.

No segundo dia, recebemos o Padre José Ricardo, que nos falou sobre os desafios da pastoral juvenil na escola. Ele usou a metodologia da ouvidoria e dialogou com o grupo, que participou ativamente com contribuições e relatos. Foi um momento informal, um bate papo com o grupo, que nos deu a real ideia do que vem a ser uma “Escola em pastoral”: um trabalho que perpassa todas as áreas e que não se restringe a eventos pontuais Todos devem refletir a Glória de Deus com sua postura e suas ações.

Depois foi minha vez. Falei sobre a Avaliação Escolar. Usei um período da manhã e toda a tarde, que ficou dividida da seguinte forma:
  •      Primeiro traçamos um histórico das concepções pedagógicas e suas repercussões para a avaliação;
  •    Falamos sobre a avaliação na perspectiva das competências e habilidades, seu surgimento e destacamos a implantação das avaliações externas no Brasil bem como a criação dos PCNs;
  • Vimos a avaliação por segmento, onde destacamos os instrumentos mais adequados para cada idade, segundo características do desenvolvimento humano;
  •  E por fim, falamos sobre a proposta da Rede Salesiana de Escolas, usando os textos da Dra Kátia Smole.


Á noite, houve um delicioso coquetel, onde o pessoal caprichou no visual. Todos muito elegantes em um ambiente acolhedor e alegre e com uma ótima comida!
No último dia, tivemos um bom dia muito animado, feito pelas “meninas” do Colégio Salesiano BH e uma palestra com a assessora Eliane Aquino, sobre a relação educador x educando. As pessoas foram desafiadas a se lembrar de professores que os marcaram e tivemos belíssimos depoimentos, que emocionaram a todos nós.

A gestora do polo BH Rita Jelinek nos falou sobre sua atuação. Ela nos demonstrou o planejamento de trabalho delineado pela Rede Salesiana e se colocou a inteira disposição de todos no que se fizer necessário.

Para finalizar, selecionei o emocionante filme “Cuerdas”, que nos conta a história de uma menina chamada Maria, que acolhe um menino com paralisia cerebral que chega ao orfanato onde ela mora. A menina investe tudo no amigo. Inclui, ama, acolhe. E se torna uma professora quando cresce. Desafiamos o grupo a se tornar como esta menina no seu cotidiano.

Preparamos muitos “mimos” para esta equipe especial: na chegada, mensagem sobre a cama de boas-vindas. No credenciamento, pães de mel recheados de nozes, que fizeram o maior sucesso! E ao final, coração de acrílico com balinhas, para mostrar todo o amor que devemos dedicar à educação.


O Encontro foi um sucesso graças à participação de todos. Agradecemos o envolvimento e desejamos muito sucesso no trabalho!

4 comentários:

  1. Priscila, parabéns pela síntese do evento apresenta neste blog, mas sobretudo pela sua atuação neste encontro do SSEE (Sistema Salesiano de Educação em Escolas) como educadora. Seu trabalho, bem como o da Eliane, na organização foi exímio e sua palestra muito esclarecedora. Abraços! Pe. Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas animadoras palavras. Que Deus nos abençoe a realizar a nossa missão. Abraço.

      Excluir
  2. Pessoal estudando muito. Parabéns equipe. Katia Smole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E valendo-nos de suas pesquisas e artigos!! Abraço.

      Excluir