Formação de professores em Goiânia: Avaliação na perspectiva das competências e habilidades e elaboração de itens.


Estive hoje, no Colégio Salesiano Ateneu D. Bosco, em Goiânia, fazendo formação continuada dos professores. Com duração de oito horas, o tema trabalhado foi:

“Avaliação na perspectiva das competências e habilidades e elaboração de itens"

Na foto ao lado estou com o Adenilson, que representa a presença Salesiana no Colégio, Dalga Borges, a supervisora do Fundamental II e Neide Batista, supervisora do Infantil e Fundamental I.

No período da manhã, diferenciamos competências, habilidades e descritores.
Depois exploramos e diferenciamos o conceito de questão, problema e exercício. Analisamos questões do ENEM, descobrindo as habilidades trabalhadas usando como subsídio a matriz de referência.

Analisamos provas das escolas da Rede e fizemos comentários sobre elas.
No período da tarde, trabalhamos mais focados na elaboração de itens de questões objetivas.  Destacamos as características de um bom item, os tipos, a estrutura da questão, os critérios a serem observados antes de sua elaboração e os critérios de validação do item.

Os professores foram desafiados a criar itens e apresentá-los ao grupo. Foi uma rica oportunidade de partilhar o trabalho com os colegas e ser avaliado por eles. Percebemos que podemos nos ajudar e que a validação dos itens pode acontecer entre os próprios colegas.

Ao final, fizemos um breve reflexão sobre os medos diante do novo. É importante ter humildade para aprender, saber pedir ajuda e saber estender a mão. Acolher e trabalhar muito!!!!!

A equipe se envolveu ao máximo. Foi uma jornada bem "puxada", porém muito proveitosa! Agradeço a acolhida e o carinho comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira