Palestra de abertura no Congresso de Educação de Vitória da Conquista/BA

Com o tema “Quais diretrizes curriculares queremos para a Rede Municipal de Vitória da Conquista?”, começou na manhã de quinta-feira, 7, o Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Vitória da Conquista. Cerca de 2000 professores das zona rural e urbana reuniram-se no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire para a abertura das discussões.

Fui convidada para ministrar a conferência de abertura, com o tema “Formação docente: o compromisso com a escola e a família contemporânea”. Eu confesso que eu fiquei emocionada porque, em 24 anos de trabalho com a educação, eu nunca vi uma rede se reunir desta forma para debater educação.

A apresentação de um coral formado por crianças do projeto Escola Mais e da Pastoral do Menor, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, despertou a sensibilidade dos participantes, logo no início da manhã. Os professores assistiram ainda à apresentação do grupo de dança de estudantes do mesmo projeto. O secretário de Educação Ricardo Marques salientou que, na sua opinião, o caminho não é impor uma diretriz pedagógica que seja igual para todas as escolas, porque existem em cada unidade de ensino especificidades que precisam ser respeitadas. Sabemos também o papel dos professores e todos os profissionais da escola, por isso não podemos pensar apenas em estrutura física, por isso tomamos a iniciativa de construir coletivamente, com os professores, a proposta pedagógica que será implementada em toda a rede.

A tarde, houve 24 GTs (grupo de trabalho) com temáticas variadas, dentre as quais destacamos: avaliação, promoção da igualdade étnico racial, diversidade, currículo, interdisciplinaridade, educação no campo, dentre outras. Nestes GTs, os professores puderam opinar e dialogar sobre as novas diretrizes, sempre sob a coordenação de um especialista na área.

Foi um momento único em que todos tiveram a oportunidade de opinar, oferecer sugestões e se comprometer em fazer, juntos, uma educação de qualidade.

Fiquei especialmente agradecida pela oportunidade de fazer parte desta construção.
Agradeço o convite e o carinho de cada um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira