Hoje é dia do Professor!

No mês de outubro, comemoramos, aqui no Brasil  o dia do Professor. Uma figura que, sem dúvida nenhuma, tem uma influência enorme na vida das pessoas.
Há muitos professores em nossas vidas... Há aqueles que tivemos na escola, no ambiente acadêmico, no círculo de amigos, no círculo familiar, aqueles que foram nossos mestres cotidianamente.
Meus pais foram meus primeiros exemplos de educadores. Com eles aprendi a ser honesta, trabalhadora, aprendi o senso de família, além de aprender a fazer bolo e pão de queijo com minha mãe e a lavar o carro com meu pai.
Tudo bem que não posso dizer que fui boa aluna, porque não me dou bem na cozinha e nem ando com o carro limpinho, mas batalho muito na vida, estudei, construí minha vida e carreira, constituí família sou uma pessoa muito feliz!  Amo muito meus irmãos e, apesar da correria e de nos encontramos pouco,  daria minha vida por qualquer um deles.  Estes ensinamentos foram com o meus  “pais professores” que aprendi.
Com uma grande amiga aprendi que devemos sempre reconhecer o mérito das pessoas, elogiá-las, dizer-lhes palavras de ânimo e bondade. Inúmeras vezes eu fui animada por ela, com sua generosidade no falar, sua fidelidade a mim e seu desejo de  me ver bem. Valorizar as pessoas foi algo que aprendi com a minha “amiga professora”.
Com meus irmãos aprendi a lutar sempre. Perseguir metas, crescer como profissional e como pessoa, não esmorecer diante dos problemas da vida. E ter muita fé. Crer que Deus está no controle de todas as coisas e prosseguir rumo ao alvo. Ser persistente  e temente a Deus, foi algo que aprendi com meus “irmãos professores”.
Com meus filhos aprendi que vale a pena se doar. A vida não pode ser construída somente em torno do nosso próprio umbigo. Separar um tempo para cuidar dos outros é algo que nos torna mais humanizados e úteis. Cuidar do outro foi algo que aprendi com meus “filhos professores”.
Com meu marido aprendi que melhor é dar do que receber. Ele sempre abriu mão de muitas coisas só para me ver feliz!  Altruísmo foi algo que aprendi com meu “marido professor”.
Com meu professor de matemática do ensino fundamental aprendi que a melhor coisa a se fazer na vida é cultivar a humildade. Ele me alertou para o fato de que sempre haverá alguém com quem se pode aprender algo. Eu estive muito atenta a esta ensinamento ao longo da minha vida e carreira e tenho colhido bons frutos toda vez que me disponho a ouvir as pessoas. Cultivar a humildade foi um ensinamento que aprendi com o meu “professor  professor”.
Os professores jamais poderão mensurar o tamanho da sua influência. O aluno de hoje, pode ser o médico de amanhã. Talvez o prestador de serviço, o dono da loja, o escritor, o cantor, o poeta, o político, o pintor.
Nós também nunca saberemos quais são as influências que exercemos sobre a vida das pessoas. Por isso a necessidade de cuidar daquilo que falamos e do que fazemos ao longo da nossa caminhada.
Muitas são as possibilidades e muitas são as suas influências.
Através das nossas mãos  trazemos esperanças, podemos promover  mudanças, podemos marcar vidas de forma positiva e podemos fazer gente feliz!

A você que é professor, que ensina algo a alguém,  o meu abraço, o meu respeito e a minha homenagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira