Encontro de Casais em Pará de Minas

Estive, no sábado a noite,  no encontro de casais na igreja Batista PAZ, em Pará de Minas. Desta vez o maridão foi comigo: é sempre muito bom ter a companhia dele!

A igreja estava bem cheia e foi um bom momento para fazermos algumas reflexões. Primeiro conversamos sobre o que os maridos esperam das esposas e nos baseamos em pesquisas realizadas no Brasil e publicadas em artigos acadêmicos. Eles querem: Respeito, vida sexual ativa, admiração, ser prioridade.
Já as mulheres, segundo a pesquisa, querem fidelidade, ser amadas e desejadas, ajuda nos afazeres do lar, provisão compartilhada e companheirismo.
 
Destacamos também a diferença ente machismo e masculinidade. Vimos que a masculinidade é um processo que vai sendo construído ao longo da vida e que ações de gentileza, companheirismo e afetividade não representam fraqueza ou ausência de masculinidade. Destacamos a importância do diálogo, do reconhecimento dos erros, do desvencilhar-se da mãe, para se dedicar à nova família. Falamos sobre as responsabilidades de provisão e exemplo paternal.

Minha exposição destacou o papel de cada um no lar, baseado na bíblia, no texto de efésio 5 e I Pedro 2. Vimos que a família espelha a relação de Deus conosco onde Jesus é comparado ao noivo e a igreja à noiva.
O papel do marido é amar sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. À esposa cabe submeter-se e respeitar o seu marido.  Aos filhos cabe a obediência e a honra. 
Após a palestra, houve um momento em que alguns maridos fizeram declarações de amor às suas esposas.
Após a palestra, foi servido um delicioso jantar!
 

Agradeço ao pastor Vicente e sua esposa Adriana, por me acolherem com tanto amor e confiança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira