De quem é a culpa?


Esta avidez na busca por culpados na tragédia de Santa Maria (RS) acabou me fazendo refletir: somos assim mesmo. Temos sempre que expiar as culpas em alguém ou em alguma coisa.


Os bombeiros são os culpado, não, são os músicos da banda, não, são os donos da casa noturna, não, são os jovens que não tinham que estar lá, não, são os pais que não deviam tê-los deixado ir, não, é o governo que não investe em leis mais severas. 
E as mortes posteriores dos sobreviventes são culpa da falta de estrutura da saúde, do governo, etc....

Não pensem que estou defendendo a impunidade. Penso que deve haver apuração, punição severa e aprendizado, para evitar tragédias futuras.

Eu apenas me lembro de várias situações cotidianas nas quais preferimos debitar na conta do outro nossas próprias responsabilidades. 

O casamento não vai bem porque meu marido é muito difícil.
Minha esposa reclama de tudo, por isso não vivemos bem.
Meu filho está naquela fase rebelde, por isso o clima lá em casa é de tanta desarmonia.
Minha mãe não larga do meu pé, não aguento mais as cobranças, por isso eu a trato com tanta agressividade.
Meus alunos são terríveis, por isso não dou boas aulas.
Meus amigos não me ligam, não me dão valor, por isso eu sou tão triste assim.

São tantos os culpados pelas nossas insatisfações e ações, que a lista chega a não ter fim. E agora que você leu isto, você ficou preocupado se por acaso está transferindo suas culpas a alguém que não seja você mesmo.
E a culpa disto é minha. Quem mandou eu escrever este artigo?

Para saber detalhes do que aconteceu acesse:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1221477-saiba-como-foi-o-incendio-na-casa-noturna-kiss-em-santa-maria-rs.shtml

Comentários

  1. Não acredito em "culpas" e isso é a primeira coisa que ensino no meus grupos de apoio. O primeiro exercicio que faço é que todos escrevam coisas que se sentem culpados em papelzinhos... então colocamos em um latão e queimamos... deixando pra tráz qualquer "culpa". Porque? Simples, a culpa só serve pra paralisar as pessoas e para, como vc mesmo disse, tirar a responsabilidade de cima de nós mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição Valeska. Forte abraço, Priscila

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira