Como educadores, lancemos boas sementes...

.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Palestra em Rio Piracicaba


Estive ontem na cidade de Rio Piracicaba, Minas Gerais. Dei uma palestra para todos os professores da Rede Municipal e alguns da Rede Estadual. Foi uma Aula Magna de abertura do ano, programada pelo Secretário de Educação, Sr. Sérgio Mayrink, que está ao meu lado na foto.
Conversamos sobre as Inquietações e Desafios da Escola, tema que dá título ao meu livro.
Na palestra fiz um apanhado geral, relatando casos reais, acerca das questões que mais têm inquietado os que estão interagindo ou atuando, de alguma forma, nas escolas hoje.
As principais inquietações dos educadores de hoje são:

• inclusão em seu sentido amplo: Como lidar com a DIVERSIDADE étnica, racial, socioeconômica, de gênero, opção sexual, com as deficiências visíveis e invisíveis, dentro da sala de aula;
• indisciplina e violência;
• aprendizagem dos alunos, ou falta dela;
• novas metodologias, tecnologias e formas de avaliação;
• carreira docente: pressão, de todos ao lados (governo, pais, diretores, alunos), por uma educação de qualidade, porém sem o menor respaldo logístico, acadêmico, financeiro compatível com as exigências às quais os educadores estão sendo submetidos.
A proposta do trabalho foi desencadear reflexões, estimular novas práticas educativas e difundir informações.
Falamos ainda sobre a importância do trabalho em Equipe para o fortalecimento das ações da escola. Articular ações entre escolas, professores e comunidade é fundamental para se obter sucesso.
Ao final, momento para perguntas. Elas giraram em torno da violência, indisciplina e inclusão. Farei novo post, mais detalhado, acerca destas questões.
Desejamos que nossas contribuições possam ajudar os professores a refletir sobre a educação e sua amplitude.
Houve um lanche ao final do evento e tivemos 200 livros vendidos! Estou com a mão doendo de tanto fazer dedicatórias... Na foto ao lado você pode ver o tamanho da fila!
Fui recebida com imenso carinho!
Agradeço a Deus pela oportunidade e a Prefeitura pelo convite!


Se vc quiser conhecer e compra meu livro, acesse o link abaixo:
http://www.wakeditora.com.br/pesquisa/pesquisa.php?texto_procura=Priscila&tipo_procura=todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário