Entrevista ao jornal hoje em dia sobre o ENEM


O  Exame nacional do Ensino Médio ( ENEM), acontece amnhã em todo o Brasil. Milhões de alunos se inscreveram, já que ele vale uma vaga nas Universidades Federais. O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio e as idéias do aluno. É estruturado a partir de 4 competências  e 21 habilidades, definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações. Isso veio provocar uma mudança no Ensino fundamental e médio. Dei uma entrevista ao jornal hoje em dia.Veja o que conversei com eles abaixo:


Fórmula atual de ensino terá que mudar
Para a professora Priscila Pereira Boy, especialista em Educação, a nova prova do Enem deve influenciar o modo como o conteúdo deverá ser passado de professores para alunos em um curto espaço de tempo. 

Apesar de não acreditar no fim das aulas, a especialista assegura que a construção conjunta do conhecimento deve tomar espaço da velha fórmula de professor falando à frente de um quadro negro, com alunos quietos, sentados e anotando.

Acostumados à internet, TV, rádio, video-games e ao bombardeio de informações que vêm de todos os lados, os meninos já não resistem a 50 minutos calados e sentados imóveis dentro de sala de aula. “O professor vai ter que mudar. Será papel dele ensinar os fundamentos básicos de cada disciplina, mas o detalhe, a fórmula, as minúcias, já não farão mais parte do conteúdo”, destaca a professora.

Segundo ela, em vez disso, a aula será em torno da interpretação de fotos, gráficos, textos. “O profissional de sala de aula terá que ter em mente o tempo todo a interdisciplinariedade”, afirma. 

Resta-nos saber se o ENEM será, como deseja o governo, um instrumento para universalização do Ensino Superior. A todos os que farão prova , sorte e sucesso!
Para saber o passo a passo para a prova, ver locais e horários, acesse o link abixo:
http://www.enem.inep.gov.br/


Comentários

  1. Priscila, parabens pelo trabalho!
    Que o Senhor cntinue te abençoando!!
    o blog ta muito bom! gostei muito.
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira