Como fazer uma avaliação por rubricas?


Série de textos sobre rubricas de avaliação- Parte 2 de 3


Em linhas gerais, as rubricas são matrizes de avaliação ou matrizes de valoração. Ela é basicamente uma tabela, com os pontos daquilo que é esperado do aluno e pode estar ligada a vários critérios:

1- 1- Nível de domínio de um certo conteúdo;
2-     Nivel de criatividade;
3-     Nivel de pensamento crítico;
4-      Nível de colaboração
5-     ETC

Ao construir as rubricas (tabela de critérios), você deve levar em conta algumas coisas:

1-     O texto não pode ser longo e deve ser claro;

2-     Você deve definir os níveis de gradação esperados e colocar o quanto cada desempenho vai valer

3-     Você deve colocar no máximo 4 níveis de gradação

4-      As rubricas devem levar o aluno a pensar como ele conseguiu desenvolver aquele critério

5-     As rubricas devem levar o aluno a pensar em como ele pode melhorar

A rubrica ajuda o aluno a pensar em como ele está se desenvolvendo. 

Desvantagens: Envolve tempo de desenvolvimento, dificuldade no estabelecimento de critérios e revisão constante.

Vantagens: permite dar nota de modo mais preciso, justo e confiável; permite padronização; permite a autoavaliação; permite que os alunos entendam melhor suas notas, sabendo assim onde focar seus esforços para melhorar.

Nas próximas postagens, vamos ensinar como construir indicadores. Você já construiu algum? Conte pra gente.

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