Como fazer uma avaliação por rubricas?
Série de textos sobre rubricas de avaliação- Parte 2 de 3
Em linhas gerais, as rubricas são
matrizes de avaliação ou matrizes de valoração. Ela é basicamente uma tabela,
com os pontos daquilo que é esperado do aluno e pode estar ligada a vários
critérios:
1- 1- Nível
de domínio de um certo conteúdo;
2- Nivel
de criatividade;
3- Nivel
de pensamento crítico;
4- Nível de colaboração
5- ETC
Ao construir as rubricas (tabela
de critérios), você deve levar em conta algumas coisas:
1- O
texto não pode ser longo e deve ser claro;
2- Você
deve definir os níveis de gradação esperados e colocar o quanto cada desempenho
vai valer
3- Você
deve colocar no máximo 4 níveis de gradação
4- As rubricas devem levar o aluno a pensar como
ele conseguiu desenvolver aquele critério
5- As
rubricas devem levar o aluno a pensar em como ele pode melhorar
A rubrica ajuda o aluno a pensar
em como ele está se desenvolvendo.
Desvantagens: Envolve tempo de
desenvolvimento, dificuldade no estabelecimento de critérios e revisão
constante.
Vantagens: permite dar nota de
modo mais preciso, justo e confiável; permite padronização; permite a
autoavaliação; permite que os alunos entendam melhor suas notas, sabendo assim
onde focar seus esforços para melhorar.
Nas próximas postagens, vamos
ensinar como construir indicadores. Você já construiu algum? Conte pra gente.
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