Como organizar o Novo Ensino Médio?

 


A Lei 13.415, que passou a ditar as regras de funcionamento do Novo Ensino Médio no nosso país. Ela estabelece mudanças na carga horária e na organização curricular, traz itinerários formativos de livre escolha, traça quais são as disciplinas obrigatórias, fala sobre atividades online, traz também a regra de contratação dos docentes, ou seja, um novo formato de Ensino Médio, um novo modelo para atender às demandas do século XXI.

A Lei da Reforma obriga a escola a destinar até 1.800 horas da sua carga horária total para a BNCC. Mas, o que é a BNCC?

A base é um documento normativo, que visa definir as aprendizagens essenciais dos alunos ao longo da trajetória escolar.

Trabalha na perspectiva de competências e habilidades, por isso define aprendizagens essenciais e não conteúdos isolados. As habilidades estão organizadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar, ou seja, não há habilidades específicas por componente curricular.

Segundo as diretrizes curriculares do Ensino Médio, artigo 6.º:

I - Itinerários formativos: são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que proporcionam ao estudante desenvolver todas ou algumas das competências e habilidades de uma ou mais áreas do conhecimento ou da formação técnica e profissional.

III – Unidades curriculares: elementos com carga horária pré-definida que compõem os itinerários formativos.

Os itinerários formativos terão a carga horária que sobrar da soma da carga horária total ministrada, subtraídas as 1.800 horas da BNCC.

Temos possibilidades de itinerários formativos integrados. Outra possibilidade também é o itinerário de ensino técnico. É possível, por exemplo, integrar Matemática com Ciências da Natureza, Ciências Humanas com Linguagens, assim como é possível também elaborar itinerários com diferentes formatos: clubes, laboratórios, debates, oficinas. Podem ser feitos vários formatos que atendam às habilidades propostas: Itinerários de tecnologia, itinerários online, são vários arranjos curriculares, desde que estes dialoguem com a matriz de habilidades proposta para os itinerários e atendam a um ou mais eixos estruturantes. 

Na Portaria n.º 1432/2019, estão descritos os eixos estruturantes, que são os seguintes: 

1.     A investigação científica, que consiste no pensar e no fazer científico, pressupõe o aprofundamento de conceitos das ciências, interpretação de ideias, criação de protótipos, interpretação de fenômenos e processos.

2.     Os processos criativos, que consiste no fazer criativo, trabalhando as múltiplas linguagens, a criatividade, a arte, a cultura, entre outros.

3.     Mediação e intervenção sociocultural, que consiste em desenvolver habilidades relacionadas à convivência, com o objetivo de resolver problemas da sociedade, fazer mediação e intervenção sociocultural;

4.     Empreendedorismo, que tem foco no autoconhecimento e no Projeto de vida.

Para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio, o aluno deverá escolher um itinerário para compor a sua carga horária total do Ensino Médio. Ele cursaria as 1.800 horas de currículo comum, BNCC, mais o itinerário formativo.

O Novo Ensino médio nos traz a possibilidade de pensar novas formas de ensinar, para um mundo em constante transformações que nos apresenta novas formas de aprender.

Priscila Pereira Boy- Diretora da Priscila Boy Consultoria, escritora e palestrante.

www.priscilaboy.com.br

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