Como organizar o Novo Ensino Médio?
A Lei 13.415, que passou a ditar as regras de funcionamento do Novo
Ensino Médio no nosso país. Ela estabelece mudanças na carga horária e na organização
curricular, traz itinerários formativos de livre escolha, traça quais são as
disciplinas obrigatórias, fala sobre atividades online, traz também a regra de contratação dos docentes, ou seja,
um novo formato de Ensino Médio, um novo modelo para atender às demandas do século
XXI.
A Lei da Reforma obriga a escola a destinar até 1.800 horas da sua carga
horária total para a BNCC. Mas, o que é a BNCC?
A base é um documento normativo,
que visa definir as aprendizagens essenciais dos alunos ao
longo da trajetória escolar.
Trabalha na perspectiva de competências e habilidades, por isso
define aprendizagens essenciais e não conteúdos isolados. As habilidades estão
organizadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar, ou seja, não há
habilidades específicas por componente curricular.
Segundo as diretrizes curriculares do Ensino Médio, artigo 6.º:
I - Itinerários formativos: são o conjunto
de unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino
que proporcionam ao estudante desenvolver todas ou algumas das competências e
habilidades de uma ou mais áreas do conhecimento ou da formação técnica e
profissional.
III – Unidades curriculares: elementos com carga
horária pré-definida que compõem os itinerários formativos.
Os itinerários formativos terão a carga horária
que sobrar da soma da carga horária total ministrada, subtraídas as 1.800
horas da BNCC.
Temos possibilidades de itinerários formativos integrados. Outra
possibilidade também é o itinerário de ensino técnico. É possível,
por exemplo, integrar Matemática com Ciências da Natureza, Ciências Humanas com
Linguagens, assim como é possível também elaborar itinerários com
diferentes formatos: clubes, laboratórios, debates, oficinas. Podem ser feitos
vários formatos que atendam às habilidades propostas: Itinerários de
tecnologia, itinerários online, são
vários arranjos curriculares, desde que estes dialoguem com a matriz de
habilidades proposta para os itinerários e atendam a um ou mais eixos
estruturantes.
Na Portaria n.º 1432/2019, estão descritos os eixos
estruturantes, que são os seguintes:
1. A investigação científica, que consiste no pensar
e no fazer científico, pressupõe o aprofundamento de conceitos das ciências,
interpretação de ideias, criação de protótipos, interpretação de fenômenos e
processos.
2. Os processos criativos, que consiste no fazer
criativo, trabalhando as múltiplas linguagens, a criatividade, a arte, a
cultura, entre outros.
3. Mediação e intervenção sociocultural, que consiste
em desenvolver habilidades relacionadas à convivência, com o objetivo de
resolver problemas da sociedade, fazer mediação e intervenção sociocultural;
4. Empreendedorismo, que tem foco no
autoconhecimento e no Projeto de vida.
Para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio, o
aluno deverá escolher um itinerário para compor a sua carga horária total
do Ensino Médio. Ele cursaria as 1.800 horas de currículo comum, BNCC, mais o
itinerário formativo.
O Novo Ensino médio nos traz a possibilidade de pensar
novas formas de ensinar, para um mundo em constante transformações que nos
apresenta novas formas de aprender.
Priscila Pereira
Boy- Diretora da Priscila Boy Consultoria, escritora e palestrante.
www.priscilaboy.com.br
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