A avaliação por rubrica permite auto avaliação e protagonismo.
Série de textos sobre rubricas de avaliação- Parte 3 de 3
A auto avaliação é uma mudança de
paradigmas bastante grande para os alunos, principalmente para aqueles que já
possuem uma longa estrada no mundo acadêmico, e que sempre foram avaliados nos
moldes tradicionais. Os alunos de um modo geral não estão acostumados à auto avaliação.
Para começar a adotar essa prática, as rubricas funcionam como excelente guia. É
só detalhar os critérios de avaliação de forma clara e objetiva. Com as
rubricas, os alunos tornam-se capazes de avaliar seus trabalhos antes da
entrega ao professor. Se as rubricas forem bem-feitas e detalhadas, os alunos
sentem facilidade para verificar se os requisitos e as expectativas dos
professores foram alcançados.
Quanto mais detalhadas forem as
rubricas, menos espaço para a subjetividade existirá nesse processo. Dispondo
de uma avaliação prévia feita pelo próprio aluno, o professor tem condições de
se concentrar na complementação desta auto avaliação
e proporcionar um feedback
para os alunos, apontando os pontos a melhorar em seu trabalho.
As rubricas são uma excelente
forma de avaliar competências socioemocionais, eletivas, Projeto de vida e
muito mais.
Na Priscila Boy Consultoria temos
uma oficina fenomenal sobre avaliação por rubricas, que você pode levar para
sua escola ou município. Faça contato.
Instagram:@priscilaboyconsultora
TikTok:@priscilaboy priscilaboy@terra.com.br
#avaliacaoporrubrica
#avaliacoescolar #tiposdeavaliacao #comoavaliar #indicadoesnaavaliacao
#priscilaboy#priscilaboyconsultoria
Comentários
Postar um comentário