A avaliação por rubrica permite auto avaliação e protagonismo.

 

Série de textos sobre rubricas de avaliação- Parte 3 de 3


A auto avaliação é uma mudança de paradigmas bastante grande para os alunos, principalmente para aqueles que já possuem uma longa estrada no mundo acadêmico, e que sempre foram avaliados nos moldes tradicionais. Os alunos de um modo geral não estão acostumados à auto avaliação. Para começar a adotar essa prática, as rubricas funcionam como excelente guia. É só detalhar os critérios de avaliação de forma clara e objetiva. Com as rubricas, os alunos tornam-se capazes de avaliar seus trabalhos antes da entrega ao professor. Se as rubricas forem bem-feitas e detalhadas, os alunos sentem facilidade para verificar se os requisitos e as expectativas dos professores foram alcançados.

Quanto mais detalhadas forem as rubricas, menos espaço para a subjetividade existirá nesse processo. Dispondo de uma avaliação prévia feita pelo próprio aluno, o professor tem condições de se concentrar na complementação desta auto avaliação
 e proporcionar um feedback para os alunos, apontando os pontos a melhorar em seu trabalho.

As rubricas são uma excelente forma de avaliar competências socioemocionais, eletivas, Projeto de vida e muito mais.

Na Priscila Boy Consultoria temos uma oficina fenomenal sobre avaliação por rubricas, que você pode levar para sua escola ou município. Faça contato.

Instagram:@priscilaboyconsultora TikTok:@priscilaboy priscilaboy@terra.com.br

#avaliacaoporrubrica #avaliacoescolar #tiposdeavaliacao #comoavaliar #indicadoesnaavaliacao #priscilaboy#priscilaboyconsultoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira