Palestra no Projeto "Escola da vida"


Estreei hoje minha participação como voluntária no Projeto Escola da Vida. Dei palestra aos pais e professores da escola Estadual Paulo da Graças. Falamos sobre aprendizagem e sobre o que podemos fazer para que os alunos aprendam mais.

Na foto ao lado estou com o diretor João (esse gigante!) da escola e com os coordenadores do Projeto. A estrutura do Projeto compreende uma semana de atividades na escola, na qual se desenvolvem cinco atividades principais.
  • ·         PALESTRAS
  • ·         LANCHE PARA PROFESSORES
  • ·         CONCURSO DE REDAÇÃO
  • ·         EVENTO CULTURAL
  • ·         REUNIÃO COM PAIS


Público Alvo: Preferencialmente alunos do Ensino Médio e de 7ª à 8ª série (14 a 18 anos).

As palestras são para os alunos. Estas devem acontecer de segunda-feira a quinta-feira, os temas selecionados pela escola serão abordados –um por dia. Para que todos os alunos possam ouvir cada palestra, elas são ministradas repetidamente em um local fixo (auditório ou sala ampla), e as turmas se revezam quantas vezes forem necessárias – isto dependerá do número de alunos e de quantos turnos (manhã, tarde e noite).

Os professores são pessoas muito estratégicas na vida da escola, e em especial dos alunos. O apoio deles é fundamental na educação de cada aluno, por isso é oferecido um momento de lanche e bate-papo com os professores para mostrar a importância de cada um deles na  sociedade. O lanche acontece uma vez na semana no horário do intervalo ou no horário da coordenação dos professores.


O concurso de redação é divulgado no começo da semana para todos os alunos interessados e não tem caráter obrigatório.
O evento cultural acontece às sextas feiras. A apresentação é feita de forma dinâmica, com música (bandas), teatro, vídeos e os recursos criativos que a equipe puder dispor no dia.

O momento com os pais visa promover a parceria família x escola. Sabemos que dependendo da realidade das famílias da escola, muitos não recebem orientação adequada ou estão perdidos quanto à educação de seus filhos. O Projeto tem o intuito de dar uma pequena contribuição para estas famílias, comunicando a mensagem de que os pais ocupam uma posição singular no processo educativo de seus filhos.

Por enquanto, minha atuação está ligada a este momento com os pais. Atuo como voluntária dando palestras.
Peço que todos se unam a nós em oração e quem sabe participando também? Se vc deseja ajudar, ou se deseja implantar o Projeto em sua escola, faça contato e acesse o site:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira