Formação de professores no Instituto São José, em Resende/RJ

Estive no Instituto São José,  em Resende, no Rio de janeiro, fazendo a formação continuada dos professores daquela escola. Na sexta-feira à noite, a reunião contou com educadores da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental. Na manhã de sábado, foi a vez dos profissionais que atuam do 2º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Falamos sobre a proposta da Rede Salesiana de Escolas, a avaliação sob a perspectiva das competências e habilidades, com enfoque nas orientações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Houve uma ótima receptividade do grupo, que manteve um clima agradável durante todo o encontro. O objetivo de uma formação como essa é a profissionalização. São momentos fundamentais para o crescimento do corpo docente. O mundo moderno nos impõe novos paradigmas. Saber lidar com as novas tecnologias e metodologias, compreender a nova família brasileira, lidar com a diversidade, implantar novas formas de avaliação frente ao fenômeno da globalização são grandes desafios para os educadores e gestores das escolas. Diante de tantos desafios, torna-se fundamental a formação continuada dos professores, para que reflitam sobre sua atuação e busquem novas formas e novas possibilidades de trabalho.
A professora do 1º do Ensino Fundamental, Márcia Alvarenga, aprovou o encontro. "Foi ótimo, a Priscila nos coloca as questões de forma clara e alegre, além de abordar o tema de maneira muito segura", destacou a educadora.

Na foto ao lado estou com a equipe técnica: supervisoras, orientadoras e o diretor Geral.
Para o diretor executivo do Instituto São José, Professor Roberto Barbosa de Oliveira, o objetivo dos encontros foi mais uma vez atingido. "Priscila trouxe discussões e apresentou temas de muita relevância. Conseguiu explorar com pertinência a realidade pedagógica do Instituto São José e contribuir fortemente para uma reflexão das nossas ações. Me impressionou o como ela domina atributos específicos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco nas habilidades e competências do Enem", concluiu o diretor.

Veja esta notícia no site da escola:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira