Formação de professores no Instituto São José, em Resende/RJ
Estive no Instituto São José, em Resende, no Rio de janeiro, fazendo a
formação continuada dos professores daquela escola. Na sexta-feira à noite, a
reunião contou com educadores da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino
Fundamental. Na manhã de sábado, foi a vez dos profissionais que atuam do 2º
Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Falamos sobre a proposta
da Rede Salesiana de Escolas, a avaliação sob a perspectiva das competências e
habilidades, com enfoque nas orientações do INEP (Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais).
Houve uma ótima receptividade do grupo, que manteve um clima
agradável durante todo o encontro. O objetivo de uma formação como essa é a
profissionalização. São momentos fundamentais para o crescimento do corpo
docente. O mundo moderno nos impõe novos paradigmas. Saber lidar com as novas
tecnologias e metodologias, compreender a nova família brasileira, lidar com a
diversidade, implantar novas formas de avaliação frente ao fenômeno da
globalização são grandes desafios para os educadores e gestores das escolas.
Diante de tantos desafios, torna-se fundamental a formação continuada dos
professores, para que reflitam sobre sua atuação e busquem novas formas e novas
possibilidades de trabalho.
A professora do 1º do Ensino Fundamental, Márcia Alvarenga,
aprovou o encontro. "Foi ótimo, a Priscila nos coloca as questões de forma
clara e alegre, além de abordar o tema de maneira muito segura", destacou
a educadora.
Na foto ao lado estou com a equipe técnica: supervisoras, orientadoras e o diretor Geral.
Na foto ao lado estou com a equipe técnica: supervisoras, orientadoras e o diretor Geral.
Para o diretor executivo do Instituto São José, Professor
Roberto Barbosa de Oliveira, o objetivo dos encontros foi mais uma vez
atingido. "Priscila trouxe discussões e apresentou temas de muita
relevância. Conseguiu explorar com pertinência a realidade pedagógica do
Instituto São José e contribuir fortemente para uma reflexão das nossas ações.
Me impressionou o como ela domina atributos específicos da Educação Infantil ao
Ensino Médio, com foco nas habilidades e competências do Enem", concluiu o
diretor.
Veja esta notícia no site da escola:
Comentários
Postar um comentário