Como educadores, lancemos boas sementes...

.

sábado, 5 de maio de 2012

Campanha: 15 minutos de felicidade


Lendo o blog de Juliana Garcia, vi a citação de um artigo que ela leu:

 "57 atitudes para se tornar uma pessoa melhor" (texto de Ivonete Lucírio).

Ela diz que um dos itens lhe chamou a atenção:

"Realizar coisas pequenas e prazerosas com frequência é ótimo para cultivar o bom humor. Pode ser caminhar, meditar, rezar, alongar-se, ler um livro... Pratique por apenas 15 minutos por dia até se acostumar. Depois aumente o tempo. Não adianta começar prometendo exercitar-se por uma hora e, logo em seguida, abandonar".

Em primeiro lugar, ela diz que bom humor e bem estar são estados que ao brotarem em nós, precisam ser cultivados, ou seja, cuidados para se manterem vivos e acesos. Esse cultivo se dá através de atitudes, de posturas na vida, de decisões que tomamos a todo instante:

Hoje decido ser feliz? Hoje decido não dar importância às picuinhas? Hoje decido buscar o prazer nas pequenas coisas que se apresentam? Eu me proponho também a buscar esse prazer na vida? Prazer que pode estar em sentir uma flor caindo de uma árvore, em curtir um bate papo com um amigo, ouvir uma música que me eleva a alma, ler um poema que me emociona, ler um livro...

Aí está a riqueza do processo: prazer na simplicidade e com frequência! Porque para cultivar bem estar não adianta muito fazer algo um dia aqui, outra dali dois meses e meio! A vida se alimenta no cotidiano.

Pensando nisso tudo, ela resolveu lançar um desafio, que estou lançando também a vocês agora: Desafio 15 minutos todo dia!

A proposta é reservar 15 minutos (pelo menos!) todos os dias, para se dedicar a algo prazeroso. Vai ser bem legal se você variar nessas atividades. 

Um dia será leitura, outro será curtir algo especial com uma companhia amada, no outro será escrever algo, presentear alguém, ir ao cinema, andar na rua, comprar um “mimo” pra você mesmo, visitar a mamãe e o papai,  e o dia mais esperado: “furar” a dieta e comer o que quiser! ( mas só por 15  minutos!)... Enfim, a cada dia teremos de reservar pelo menos 15 minutos na nossa agenda, de maneira consciente e ativa, para cultivar o prazer e o bem estar em  nossa vida.

Vem comigo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário