Formando crianças leitoras


Apenas compartilhando uma reflexão...
Uma amiga minha publicou no facebook que assistiu uma entrevista com a escritora Marina Colasanti, na tv Rede Minas muito interessante.
Ela disse sobre o grande problema das escolas em estimular os alunos a serem leitores e a visitar livrarias, sebos e bibliotecas.
A fala de Marina inquietou minha amiga e a mim também. Veja o que ela diz:

"As escolas entregam aos pais uma lista de livros para que efetuem a compra, ou solicitam através de editoras. O "pai" vai a livraria, compra os livros, coloca na mochila do aluno e a professora os retira. Como desejamos alunos leitores se não damos o direito e o prazer de ir a uma livraria, sebo para escolher o livro que deseja ler ao longo do ano, semestre, mês...? Dificilmente teremos adultos frequentadores de livrarias, a não ser que a criança tenha o privilégio de ter uma família que a leve com frequência".


Formar crianças leitoras vai além de simplesmente comprar livros. Os pais e educadores devem ler com as crianças e para elas, estimular a aquisição de vários títulos para que elas possam se identificar com os estilos literários. Permitir que as crianças escolham, que cometam "erros", para aprender com eles.
Cobrar conteúdos em provas, ameaçar, tirar nota, também não é a  solução.
 Ler deve ser prazer, deve ser um hábito que se constrói durante a vida.
É para refletir, não é?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira