Artigo meu publicado no Jornal "O DIA", Rio de Janeiro

Foi publicado um artigo meu, no Jornal "O DIA", do Rio de Janeiro. Nele falo sobre os desafios da Educação nos dias atuais.
 Garantir acessoà escola e qualidade no ensino a todos os cidadãos, lidar com a diversidade, com a violência é um objetivo a ser alcançado.
Conclamo o Estado a ssumir seu papel diante desta demanda, mas não isento a sociedade, que também pode contribuir, participando, apoiando, cobrando.
Abaixo segue o artigo na íntegra:



Priscila Pereira Boy: Os desafios da educação

Priscila Pereira Boy é pedagoga, mestre em Educação e consultora educacional

Rio - O processo de globalização impõe à escola e ao Estado, o grande desafio de promover uma educação para todos os integrantes da sociedade. Estamos diante de pressões sociais, culturais, políticas e civisE oferecer uma educação de qualidade requer, além de vontade política, um compromisso com múltiplos investimentos: em pessoas, em espaços escolares, em material pedagógico, em formação constante e remuneração adequada e compatível com as exigências que uma boa educação nos impõe.
Ou seja: garantir uma escola para todos não é algo tão simples assim. Mas o retorno é grande. A presença de mais pessoas na escola aumenta sua diversidade. Conviver com elas, com valores e concepções morais diferenciadas, ritmos de aprendizagem variados, exige dos professores e da escola novos olhares e, principalmente, tolerância e humildade. Não aceitar as diferenças e olhar apenas o próprio universo pode causar muita violência no cotidiano escolar.
Construir uma escola onde todos aprendem  são respeitados e aceitos, é a grande meta de todos nós. Para isto, precisamos fazer com que os alunos sejam protagonistas e não somente expectadores.
É fundamental, com certeza, também promover programas de prevenção e conscientização em relação à violência e à diversidade. As inquietações, como bem sabemos, são multifacetadas e atravessam as relações sociais e as escolas brasileiras de maneira perturbadora.
Praticar uma gestão compartilhada, onde todos participam democraticamente das decisões, exercitando sua cidadania, é umas das ações que se fazem necessárias para enfrentarmos os desafios dos novos tempos. Ações articuladas entre escola, famílias e sociedade contribuirão, certamente, para melhoria da educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira