Entrevista ao Jornal O Popular, de Goiânia: Como escolher a escola dos seus filhos?
Compartilho com vocês entrevista concedida ao jornal O Popular de Goiânia, sobre os critérios que os pais devem usar para escolher a escola dos seus filhos. Nela, ressalto os pontos importantes da escola e dos critérios da família.
- Qual a principal
dificuldade dos pais no momento de escolher a escola dos filhos?
Encontrar uma escola "ideal" é o sonho
de todo mundo. Infelizmente, nem todos a encontram.Muitas vezes os pais
encontram a escola que gostariam, mas não podem pagar por ela. Outras vezes, a
escola que cabe no orçamento, não tem todos os atributos que eles gostariam que
ela tivesse. Ainda podemos citar o fato de os pais não dominarem as questões
acadêmicas. A tendência dos pais é buscar uma escola próxima ao modelo de
educação no qual eles foram educados. O que eles conhecem sobre escola é o que
vivenciaram no passado. No século XXi, nós podemos identificar muitas mudanças
nos paradigmas educacionais. as vezes é complicado para os pais acompanhar
estas mudanças.
- É importante que eles analisem as linhas
pedagógicas que a escola segue (tradicional, construtivista e outras)?
A linha pedagógica adotada pela escola mostra os
valores que ela tem, a sua cara, o que será cobrado dos alunos e das
famílias e principalmente como será cobrado. Pais que primam por uma
educação mais rígida, devem colocar seus filhos em escolas de linha tradicional.
Pais que buscam uma educação mais voltada para a autonomia, devem buscar uma
escola de linha construtivista. A proposta pedagógica da escola vai sinalizar
aos pais o tipo de comportamento que se espera dos filhos e da família também.
- Antes de escolher a escola, os pais devem
também se questionar sobre alguns posicionamentos, conceitos próprios, como por
exemplo, se a família tem um perfil mais conservador ou liberal? Enfim, uma
auto-análise é importante nessa situação?
Com certeza! Quanto mais clareza os pais tiverem
sobre seus valores e sua moral, mais acertaraão na escolha da escola
"ideal" para sua criança. Uma família que não crê em Deus, por
exemplo, pode ter muito mais aborrecimentos ao colocar sua criança em uma
escola confessional, onde será assumidamente disseminado valores cristãos. O
contrário também seria bem desastroso. Quanto mais afinados estiverem os
valores da instituição com os valores da família, melhor será esta relação no
futuro.
- De que maneira os pais podem se sentir tranquilos
quanto ao modo como a escola se preocupa com questões como ética, diversidade
étnica, opção sexual, pessoas com necessidades especiais?
É importante que os pais questionem abertamente
a direção da escola ao serem atendidos, no momento em que vão conhecer a
escola. Desconfie de respostas evasivas, que não se posicionam claramente. Se
uma escola diz que é inclusiva, por exemplo, peça para que o atendente relate
algum caso concreto de inclusão, ou cite a que tipo de necessidade especial
aquela escola está atendendo naquele ano. Preste atenção nos espaços escolares,
se possibilitam acessibilidade e mobilidade.
A transparência é um ótimo indício de trabalho ético e preocupado
com a formação dos valores essenciais.
- Como as escolas e os pais devem trabalhar a questão
da autoridade? É melhor que a escola siga o modo como os pais encaram essa
questão? Por exemplo, sobre o grau de autonomia para a criança tomar decisões,
ou se ela é ouvida em decisões familiares.
Conforme já comentamos em uma pergunta anterior, os pais devem procurar uma
escola que esteja afinada com os seus valores e crenças. A escola tem sua forma
de se posicionar quanto as questões ligadas a hierarquia e autoridade. As
famílias, por sua vez, também tem suas convicções. Havendo "choque"
entre as posturas e pensamentos, o ideal é tentar negociar e dialogar. Caso não
haja entendimento é melhor mudar de escola ou se submeter.
- Alguns pais podem se prender a apenas analisar os
resultados do Enem para escolar uma escola para o filho. Esse corre o risco de
fazer uma análise superficial? Por que?
O resultado do ENEM é um indicador de aprendizagem. Bons resultados indicam que
houve um bom trabalho e principalmente , que houve uma boa aprendizagem. Mas,
não garante que houve um bom trabalho também nas outras áreas do
desenvolvimento humano, como por exemplo, valores essenciais, meio ambiente,
cidadania, etc.
Pode ser que uma escola que tem bons índices no ENEM e até em alguns
vestibulares, seja uma escola onde se fomenta muito a competição entre os
alunos, onde se exclui aqueles que não são " brilhantes", onde a auto
estima do aluno é destruída porque ele não alcançou boas notas. É importante
olhar os índices do ENEM sim, porém o ideal é olhar o conjunto de ações da
Instituição e não somente os números.
- Hoje o objetivo de um estudante é se preparar
para passar no vestibular. Muitas escolas oferecem isso como o principal
atrativo, deixando de lado um pouco a formação do cidadão. Qual sua opinião
sobre isso?
Eu não vou dizer que uma educação de qualidade
não é aquela que pensa no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos,
como o ingresso na universidade, por exemplo. Sou mãe de duas lindas crianças e
quero que elas sejam bem sucedidas e isto inclui um bom emprego e uma boa
universidade.
Porém, eu penso que as escolas tem que preparar os alunos para enfrentar todos
os desafios da vida. Isto inclui um trabalho voltado para a parte cognitiva,
mas também a afetiva, social, ambiental, etc. Só se dará bem no futuro a pessoa
que se preocupar em articular conhecimento, relações interpessoais,
comportamento ético e preocupação com meio ambiente.
- E a formação dos professores? Os pais também
devem se atentar a isso? Até mesmo se a escola dá condições de capacitação
continua de seus profissionais? Isso é possível, existe tanto em instituições
privadas ou públicas?
Uma escola que não investe na formação constante
de seus professores, não está comprometida com a qualidade do ensino. Em um
mundo em constante transformação, onde as verdades científicas mudam com muita
velocidade, é fundamental que os professores estudem e repensem constantemente
suas práticas.
A formação continuada dos professores é fundamental, na rede pública quanto
particular. Hoje em dia, há muitas políticas públicas focadas tanto na formação
continuada quanto na formação inicial. O Brasil é um país muito grande e ainda
há locais onde os professores não tem nenhum tipo de graduação. O ensino a
distância tem alcaçado muita gente. As novas tecnologias podem ajudar
também nos programas de formação.
O que o professor não pode deixar de fazer é estudar constantemente.
Comentários
Postar um comentário