Lançamento da Revista: Inculturação Salesiana

Foi lançada, no sábado dia 18 de outubro, a Revista "Inculturação Salesiana". Na foto ao lado, todos com a revista na mão, comemorando esta grande conquista conosco.

Senti uma emoção enorme, pois participei como editora chefe e acompanhei toda a edição de perto. Vê-la concretizada foi motivo de grande alegria. 

O irmão Manoel, articulador Inculturação também se envolveu em todos o processo, bem como o Padre Geraldo Adair, articulador anterior. Sem contar a Comissão de Inculturação da Inspetoria, que contribuiu
muito, possibilitando o aprimoramento da proposta.

A ideia de publicar uma revista sobre a Inculturação salesiana nasceu do desejo de tornar públicas as ações da Inspetoria São João Bosco em torno da promoção da Igualdade étnico-racial. Tem por objetivo relatar as práticas, informar as pessoas sobre a temática, socializar reflexões, conquistas e reconhecimentos.

A revista foi organizada de forma dinâmica em várias seções.  Isto nos possibilita envolver vários segmentos da ação educativa: educandos, educadores, especialistas, pais, colaboradores, etc.
Nesta edição comemorativa, tivemos uma entrevista com o jogador Tinga, que recebeu a revista em sua casa para falar sobre o racismo do qual foi vítima em um jogo no Peru. Ele está comigo na foto ao lado. Falamos de Projetos desenvolvidos, sugerimos ações práticas, indicamos filmes e leis para reflexão. Há artigos sobre direitos humanos, preconceito, a lei 10.639 e muito mais! A Revista ficou um espetáculo!

A orientação é multiplicar as ideias e fazê-las circular. Por isso, as pessoas foram encorajadas a ler a revista e passa-la adiante. Todos deverão fazer um “self” ao passar a revista a alguém. Na foto ao lado, fizemos o nosso ao entregaremos a revista ao visitador de Roma, Padre Natali Vitali, que representa o Reitor Mor dos Salesianos.
Todos deverão postar seus Selfs na página do facebook da Inspetoria São João Bosco, sinalizando o que mais gostou na revista.







Queremos compartilhar com todos, a nossa experiência e convicção de que é possível desenvolver um trabalho pautado na ética, na igualdade e que respeite a dignidade e a diversidade cultural. Na foto ao lado, os queridos amigos e apoiadores Pe Geraldo, Pe Anselmo e Beatriz.

Combater o racismo é papel de todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira