Encontro de mulheres em Sabará


Estive ontem a noite, dando palestra no encontro de Mulheres, promovido plea federação da igreja Presbiteriana.


O lugar é maravilhoso! Sitio SHALON, em Sabará, tem uma paisagem linda, acomodações confortáveis e já proporciona um descanso desejável.
O tema da minha palestra foi:
" Os desafios da mulher na pós modernidade"
As mulheres estão cada dia mais pressionadas por paradigmas da pós modernidade, que, ao invés de beneficiá-las, tem se transformado em fatores de opressão interna e externa.
Destacamos os seguintes desafios:


1-Aparência: Temos que ser belas , magras , jovens, estarmos sempre lindas em toda e qualquer situação. Mas nem sempre isto é tão simples assim. A mulheres foram desafiadas a cultivar primeiro a beleza interior, valendo-se da premissa de que " um coração alegra aformoseia o rosto."




2- Carreira: temos que ser bem sucedidas, temos que ocupar cargos de destaque, temos que trabalhar. Algumas mulheres optaram pelo lar e são criticadas por isto. A carreira só é benção quando é de livre escolha e de comum negociação , pois os filhos e a casa não podem ficar de lado.

3- Independência: o mundo contemporâneo trouxe muitas conquistas para as mulheres. Mas, independência não significa competição com os homens. Nossos parceiros são pessoas que devem ser nossos companheiros e não forças opositoras a nós. A dependência não é sempre pejorativa e negativa, ela pode ser revestida de cumplicidade e companheirismo.

4- Maternidade: Somos cobradas de que temos que ser a "mãe perfeita". Sabemos que perfeição é uma palavra utópica. A chegada de um filho também mexe com nossa rotina e com nossa estrutura emocional. Portanto, devemos ficar atentas à nossa relação com nossos filhos, para que ela seja o mais saudável possível.

Por fim, identificamos que Jesus veio ao mundo para resgatar a dignidade da mulher. Foi por meio de uma mulher que Ele veio ao mundo, nos trazer salvação. Foi às mulheres que Ele apreceu primeiro, após ressuscitar. E as mulheres também são herdeiras, juntamente com os homens, da mesma graça de Deus.
Ser mulher não é fácil, mas eu não seria homem por nada!

EU AMO SER MULHER!!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira