Primavera: tempo de renascer e florescer!



Por Priscila Pereira Boy-
Pedagoga- Diretora da Priscila Boy Consultoria

Primavera me lembra flores, que me lembra plantação, que me lembra de sementes. 

Boas sementes, que precisam ser semeadas, regadas, cuidadas, adubadas para florescer.  O solo pode ser bom: se não cuidamos da semente, nada floresce. 
E precisamos plantar o que queremos colher. Quem pode querer colher laranjas se semear maçãs?

Esta reflexão sobre colher o que plantamos, me veio à mente neste mês que passou, pois ela foi marcada por dois episódios que me tiraram o chão, o eixo, que mexeram comigo. Primeiro assisti no jornal a gravação feita pelo pai do menino Bernardo, onde ele e madrasta o tiranizavam, debochavam e o ameaçavam de morte. Queriam provar que o menino era agressivo, que se dirigia a eles de forma desrespeitosa. Meu Deus, ele tinha apenas 11 anos!

Nossos comportamentos não são fruto de semeaduras? Que sementes teriam lançado na vida de Bernardo para que ele agisse daquela forma? Será que agressividade brota assim, do nada?

Eu fiquei horas pensando na maldade humana. Se ela tem limites, porque sou mãe de dois filhos, que já me fizeram muita raiva, mas nunca teria coragem de trata-los daquela forma: lançar a eles palavras amargas, de depreciação e humilhação como aqueles dois o fizeram. Tenho certeza de que vão colher os frutos amargos da dor que semearam na vida daquela criança.

Outro episódio que me abateu sobremaneira foi o tratamento que deram ao jogador do Santos, o Aranha. Ele foi chamado de “macaco” pela torcida do Grêmio, de “Preto fedido”, recebeu vaias e ofensas, do nada.
Meu Deus, em que mundo estamos?  Que sementes são estas que estamos plantando? Temos o direito de agir assim? Uma torcedora flagrada pelas câmeras disse que está arrependida. 
Todo mundo tem o direito de errar, mas será que se não fosse flagrada estaria pedindo perdão assim ou está mesmo é com medo da cadeia? Porque, todo mundo já sabe que racismo é crime inafiançável.

Cuidar do que fazemos, cuidar do que falamos, cuidar do outro. Cuidar de si. Precisamos cultivar boas atitudes, boas ações, boas amizades. Somente desta forma colheremos bons frutos. Seremos mais humanos e com certeza, mais felizes!

A primavera está aí: e é tempo que sugere renovação. Germinar, florescer, frutificar.


Que sua vida seja sempre propensa a realizações que disseminem sementes, frutos e flores positivos. 

Pensemos na semente, porque a semeadura é livre, já a colheita, esta é obrigatória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira