Jornada Pedagógica no Colégio Salesiano BH

Estive, no sábado pela manhã, no Colégio Salesiano de BH abrindo a jornada Pedagógica da escola. O diretor Geral, Padre Ricardo Sávio, optou por convidar não somente professores, mas todos os colaboradores envolvidos no trabalho da escola.

Com certeza uma decisão bastante acertada, porque na concepção Salesiana, todos são educadores. As pessoas formaram um grande grupo de ouvintes. Destaquei os paradigmas do século XXI e suas repercussões no cotidiano escolar:

1-   A nova organização da família:
Falamos sobre a nova família brasileira, segundo os dados recentes do IBGE.
Famílias tradicionais, monoparentais, recasadas, ampliadas  e não convencionais.

Destacamos o fenômeno da globalização e as pressões que ela nos traz, bem como suas repercussões para as relações.

2-   O abismo de gerações
Para desenvolver um bom trabalho é preciso aprender a dialogar com as novas gerações e principalmente valer-se do uso da tecnologia e das mídias digitais na sala de aula.

3-   Diversidade
A universalização do ensino tem seus benefícios, mas nos coloca diante de uma enorme diversidade de pessoas. É preciso atender a diversidade e não somente entende-la.

4-   Violência e indisciplina
O mundo está violento, as famílias desarticuladas e isto tem repercutido na imposição de limites aos alunos. É preciso promover o protagonismo juvenil à fim de despertar nos alunos a noção de pertencimento.
Foi um rico momento de interação e partilha e todos se mostraram muito atentos a tudo o que foi falado. 


Agradeço a possibilidade de interação.

Comentários

  1. Estava presente e ampliei meus conhecimentos em relação ao trabalho escolar da nova geração. Palestra riquíssima... Parabéns Priscila e a todos organizadores!
    Amanda, Professora de Ciências do Colégio Salesiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita aqui no blog e me alegro em saber que nossa palestra foi importante para seu crescimento. Bom trabalho!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira