Portifólios: um novo olhar sobre a avaliação


Estive hoje em Contagem/MG, trabalhando com professores da Rede Municipal de Ensino. Fizemos uma formação de professores, com  tema : 
Portifólios, um novo olhar sobre a avaliação.
O objetivo da palestra foi falar um pouco sobre este precioso instrumento de avaliação para que ele seja implantado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Portifólio é uma coleção de ítens, que revela, com o passar do tempo, os diferentes aspectos do desenvolvimento e aprendizado dos alunos, possibilitando-nos fazer avaliações.
Os Portifólios não são uma mera coletânea de trabalhos. São atividades escolhidas previamente, e coletadas ao logo do ano, para que possamos demonstrar, através delas a evolução dos alunos.
É necessário eleger os eixos norteadores para a confecção dos Portifólios. Ao elegermos os eixos norteadores que farão parte do nosso registro, devemos explicitar os objetivos da atividade e os meios utilizados para alcançá-los.

Na execução e confecção dos mesmos, podemos trabalhar com registros, fotografias, amostras de trabalho, gravações de áudio e video,diários de aprendizagem redigidos pelos próprios alunos.

Os Portifólios são elaborados por cada professor, segundo sua criatividade e necessidade, não sendo necessário que toda escola faça Portifólios iguais.
É um rico instrumento para que possamos respeitar o ritmo de aprendizagem e  a individualidade dos alunos e avaliá-los sem parâmetros comparativos, tendo como referência, eles mesmos.

Fui muito bem recebida pela equipe de coordenadoras e pela Equipe de professores.
Agradeço pelo convite e desejo muito sucesso a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira