Portifólios: um novo olhar sobre a avaliação
Estive hoje em Contagem/MG,
trabalhando com professores da Rede Municipal de Ensino. Fizemos uma formação
de professores, com tema :
Portifólios, um novo olhar
sobre a avaliação.
O objetivo da palestra foi
falar um pouco sobre este precioso instrumento de avaliação para que ele seja
implantado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Portifólio é uma coleção de
ítens, que revela, com o passar do tempo, os diferentes aspectos do
desenvolvimento e aprendizado dos alunos, possibilitando-nos fazer avaliações.
Os Portifólios não são uma
mera coletânea de trabalhos. São atividades escolhidas previamente, e coletadas
ao logo do ano, para que possamos demonstrar, através delas a evolução dos
alunos.
É necessário eleger os eixos
norteadores para a confecção dos Portifólios. Ao elegermos os eixos norteadores
que farão parte do nosso registro, devemos explicitar os objetivos da atividade
e os meios utilizados para alcançá-los.
Na execução e confecção dos
mesmos, podemos trabalhar com registros, fotografias, amostras de trabalho,
gravações de áudio e video,diários de aprendizagem redigidos pelos próprios
alunos.
Os Portifólios são
elaborados por cada professor, segundo sua criatividade e necessidade, não
sendo necessário que toda escola faça Portifólios iguais.
É um rico instrumento
para que possamos respeitar o ritmo de aprendizagem e a individualidade dos alunos e avaliá-los sem
parâmetros comparativos, tendo como referência, eles mesmos.
Fui muito bem recebida pela
equipe de coordenadoras e pela Equipe de professores.
Agradeço pelo convite e
desejo muito sucesso a todos!
Comentários
Postar um comentário