Dicas para o ENEM

Os dias que antecedem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são marcados por forte expectativa e ansiedade para muitos candidatos e também de dúvida sobre o que fazer nos momentos finais.  A prova está aí, então é melhor reservar o dia que a antecede para descansar e descontrair: apenas relaxe.

Esses são dias de procurar atividades que possam divertir e não causar estresse. O ideal é não ter contato com o conteúdo para não chegar àquela conclusão do “só sei que nada sei”. Procure atividades culturais como teatro, cinema, sair com amigos, ouvir música. Algo que te faça bem.
Na véspera da prova, o melhor é descansar, ter um boa noite de sono e alimentação leve.

É recomendável chegar com antecedência de uma hora ao local de prova para evitar ainda mais nervosismo. Se o candidato não se preparar e chegar em cima da hora, ele já chega nervoso, sobressaltado e isso pode prejudicar a concentração.

Para os dois dias do ENEM, a dica para aumentar o rendimento é levar lanche e se alimentar a cada uma hora e meia. Segundo estudos da neurociência, com tantas horas sem comer, o cérebro não vai conseguir dar as mesmas respostas, então, leve barras de cereais, chocolate. Ter em mãos um lanche ajuda a evitar que o candidato tenha esquecimentos durante a prova.

Se levantar para beber água ou ir ao banheiro durante o período da prova para ativar a circulação e espantar o sono e aproveitar todo o tempo disponível para responder às questões também ajudam.

Aproveite todo o tempo de prova e não saia antes do final. Mesmo que tenha terminado a prova, é interessante aproveitar todo o tempo para revisar as questões que foram mais difíceis de resolver e geraram dúvidas.  O tempo médio gasto em cada questão deve ser de três minutos.

A redação também merece planejamento prévio. No segundo dia é interessante que não deixem a redação para o final, ou façam antes, entre a prova de linguagens e a de matemática. Essa é uma dica importante porque a prova de linguagens pode gerar alguma ideia criativa para que possam desenvolver a redação.

Não se esqueçam que a redação tem um peso enorme na nota e que é o primeiro critério de desempate, portanto dê total atenção a ela.
Alguns temas que penso serem possíveis de cair este ano. Lembrando que são apenas percepções minhas sobre a atualidade, porque o ENEM é sempre uma caixinha de surpresas:
  • ·         Redes Sociais como agente de mobilização e relacionamento (Por causa das manifestações e suas repercussões);
  • ·         Eleições, democracia, tema ligado à política (Por causa da acirrada disputa e polarização das eleições este ano);
  • ·         Questões ambientais, como foco no racionamento/escassez da água;
  • ·         Questões de identidade de gênero, raça, cor, diversidade (por causa da luta dos movimentos sociais)

No mais, boa sorte a todos, que Deus ilumine a abençoe cada um!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira