A escola está na idade média. Os alunos estão na idade mídia....

O século XXI nos impõe novas formas de pensar. Principalmente porque o aluno está imerso em um mundo que, para muitos professores ainda é novidade.

A inclusão de recursos digitais na escola ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores.

Projetos desenvolvidos por meio de blogs,  aulas interativas, uso de portais, celulares e outras midias alternativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem.

Há vários tipos de trabalho que o professor pode desenvolver.
Ele pode criar um blog de disciplina, em que o professor e alguns alunos teriam acesso à edição, blog do professor, no qual só ele entra para publicar textos interessantes relacionados ao assunto da aula,  coloca correção de atividades e propostas de trabalho ou até mesmo o Para Casa e ainda o blog de aluno, em que os estudantes publicam os trabalhos que realizam e o professor entra com comentários.

A Rede Salesiana de Ensino, onde atuo com Assessora Pedagógica, disponibiliza aos seus educadores e alunos o Portal Futurum. O Portal traz múltiplas funcionalidades, que facilitarão a vida dos educadores e educando, além de propiciar um contato  também fora da sala de aula.

A iniciativa de usar recursos dos meios digitais na educação também tem seus entraves. Um deles é a dificuldade que o professor tem tanto em sua atualização quanto na disponibilidade de tempo para interagir com estas novas midias.

São muitas as possibilidades, mas temos que superar as barreiras.

O mais difícil é abrir a mente para novos rumos, desconstruir práticas e abrir mão de convicções. Isso sim é a maior barreira para a mudança na Educação. Colocar-se disponível para  novas possibilidades poderá lhe trazer resultados surpreendentes!

Para conhecer o portal, acesse:
http://www.portalfuturum.com.br/home.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira