Congresso em Porto Seguro


Estive esta semana em Porto Seguro, participando do CIDEB: Um Congresso Internacional de Educação que tinha como tema central o uso da tecnologia na sala de aula. Nas fotos estou no stand da livraria que vendeu meu livro e com com grandes nomes da Educação: o professor José Pacheco, Vasco Moretto, Teuller Reis.
Minha palestra foi intitulada:
“A escola está na idade média, os alunos na idade mídia”
O século XXI nos impõe novas formas de pensar. Principalmente porque o aluno está imerso em um mundo que, para muitos professores ainda é novidade.
Falamos sobre as novas gerações, sobre as ondas civilizatórias de Alvin Tofller e sobre a Era Pós Moderna.
A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem.
Há vários tipos de trabalho que o professor pode desenvolver com blogs. Citei exemplos do professor Guto, que tem usado os blogs, sites e o youtube para dinamizar suas aulas.
A iniciativa de usar blogs e outros recursos dos meios digitais na educação também tem seus entraves. Um deles é a dificuldade que o professor tem tanto em sua atualização quanto na disponibilidade de tempo.
São muitas as possibilidades, mas temos que superar as barreiras. Quando estamos dispostos a mudar, sempre surge uma solução.
O mais difícil é abrir a mente para novos rumos, desconstruir práticas e abrir mão de convicções. Isso sim é a maior barreira para a mudança na Educação.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira