Parceria Escola X Família

Já virou jargão. Para desenvolver um bom trabalho é necessário que haja uma parceria entre a escola e a família.
Mas, o que vem a ser esta parceria? Muitas vezes essa relação se transforma simplesmente em um jogo de "quem é o culpado por tudo".
Outro dia ouvi uma frase interessante: "a culpa é minha eu a coloco em quem eu quiser!"
Parece-me que a escola esforça-se para colocar a culpa dos "fracassos" e indisciplinas dos alunos na ausência da família, alegando que ela não impõe limites e nem trabalha valores essenciais com seus filhos. A família por sua vez, devolve as acusações à escola, alegando que esta não tem cumprido seu papel de ajudá-los na educação dos filhos e de exigir coisas fora da realidade diante de uma vida corrida e tumultuada inerente ao século XXI.
Pois bem, temos que achar um equilíbrio. Parceria, no nosso entendimento, não é gastar energia na busca de culpados e sim na busca de soluções.
Relato uma experiência positiva pela qual passei esta semana, com a escola onde meus filhos estudam.
A disciplinária me ligou para dizer que um dos meus filhos estava com dificuldades para organizar o caderno de Ciências. Ela me relatou que a professora havia comuinicado o fato a ela e que gostaria que eu o ajudasse em casa, mas sem humilhá-lo ou constrangê-lo. Falou-me brevemente sobre as características das crianças nesta idade e a vulnerabilidade emocional pela qual estão passando. Então, o que ela queria era apenas uma parceria, no sentido de acompanhá-lo para ajudá-lo a responder às proposições da escola.
Vejam que em nenhum momento eles se eximirarm do seu papel de oferecer alternativas, informaçãoes e cobranças. E estão pedindo à família que referende as suas iniciativas.
Parabéns à escola por ter compreendido o significado da palavra PARCERIA.

Ah! O nome da disciplinária é Conceição. Parabéns !

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira