Assessoria no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campos

Estive, durante a semana passada toda, no Instituto Dom Bosco de Campos. 
Pauta extensa, com formação de professores, formação da equipe técnica e avaliação de desempenho do diretor pedagógico e das supervisoras. Na foto ao lado estou com o diretor pedagógico Vander Euber e o vice diretor Pe Anselmo.

A formação para os professores do Ensino fundamental II e Médio foi sobre a sala de aula invertida. Uma metodologia que aproveita a tecnologia como aliada, para ganhar tempo, otimizar o processo ensino aprendizagem e criar ambientes colaborativos de aprendizagem.

Dialogar com os alunos do sec XXI, os nativos digitais torna-se cada vez mais desafiador para os educadores, Interação e personalização são caminhos possíveis para alcançar o universo dos nossos alunos.

Para a equipe do Fundamental I e do Infantil
falamos sobre a diversidade de instrumentos que podemos usara para avaliar a matemática. Jogos, situações problema, trabalhos e desafios em grupo, portfólios, observação, registro, foram algumas da ferramentas sugeridas para que saiamos apenas do modelo tradicional das provas. Usamos a bibliografia da maravilhosa Katia Smole.

Professores, equipe técnica e equipe diretiva foram convidados a avaliar o diretor pedagógico e as supervisoras. Usando questionário estruturado, que avalia as diversas competências da gestão, conduzimos o processo avaliativo que visa descobrir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Com a equipe técnica trabalhamos o marco referencial da rede Salesiana, ou seja, a síntese da proposta pedagógica.


E de brinde, ainda participei da abertura dos jogos internos salesianos ( JIS). Coisa maravilhosa demais, com lindas coreografias e participação ativa dos pais.

Agradeço o carinho com que sempre sou recebida nesta unidade e pretendo voltar em breve.
Parabéns a todos pelo belo trabalho que desenvolvem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser, ter ou parecer? A sociedade do espetáculo

A Base Nacional Comum Curricular e os novos desafios da Educação brasileira