Postagens

Mostrando postagens de junho, 2013

Artigo da minha coluna "inclusão" na revista Profissão Mestre

Imagem
Confiram, no link abaixo, meu artigo na minha estreia da coluna de inclusão, da revista profissão mestre. Nele falo sobre a diversidade que cerca o mundo e que deve também fazer parte do cotidiano da escola. Todos tem o direito de participar dos espaços públicos e devem ser aceitos também nos espaços escolares. Espero que gostem! http://www.profissaomestre.com.br/index.php/artigos/inclusao/259-inclusao-um-desafio-cotidiano

Palestra para Casais na Igreja Batista Pedra Branca

Imagem
No sábado passado, fui convidada para dar palestra na Igreja Batista Pedra Branca,  em Ribeirão da Neves. Era um jantar para casais, por ocasião do dia dos namorados. Decoração impecável, como vocês podem ver nas fotos e comida deliciosa! Fui muito bem recebida pelo pastor, José Roberto e sua esposa Érica. Atualmente ela coordena o ministério com artesanato na igreja, que foi quem fez tantas coisas maravilhosas para enfeitar as mesas! Muitas pessoas estavam ali, todos ávidos por aprender mais sobre como melhorar as relações familiares. Minha exposição destacou o papel de cada um no lar, baseado na bíblia, no texto de efésio 5 e I Pedro 2. Vimos que a família espelha a relação de Deus conosco onde Jesus é comparado ao noivo e a igreja à noiva. O papel do marido é amar sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.  À esposa cabe submeter-se e respeitar o seu marido. Aos filhos cabe a obediência e a honra. Se cada um fizer o que Deus nos ordeno

Congresso de gestores em Brasília

Imagem
Aconteceu, na sexta feira passada, o Encontro de gestores da Rede Salesiana de Ensino, ligada à inspetoria São João Bosco, da qual sou Assessora pedagógica. Estavam presentes gestores das escolas, supervisores e orientadores. Pela manhã, falamos um pouco sobre o palnejamento estratégico e sua importância para a organização cotidiana do trabalho, bem como o acompanhamento das metas estabelecidas. Três escolas apresentaram seus planejamntos: O Coégio Dom Bosco de Brasília; O Colégio Ateneu, de Goiânia; O colégio São Domingos Sávio, de Brasília. Foram ricas apresentações onde pudemos aprender bastante. No período da tarde, abordamos o tema: " Avaliação na perspectiva das competências e habilidades" Diferenciamos competências, habilidades e descritores. Depois conceituamos  e diferenciamos questão, problema e exercício. E, por fim, anlisamos provas das escolas da rede e fizemos comentários sobre elas. A equipe se envolveu ao máximo. Foi uma jornada bem "puxada&q

Assessoria ao Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco, em Goiânia

Imagem
Estive no Instituto Ateneu, em Goiânia, para uma assessoria Pedagógica.   Trabalhamos com as equipe técnica e com o gestor, para discutirmos ações que fomentem o crescimento da escola, bem como elevem a qualidade do trabalho desenvolvido. Na foto ao lado as supervisoras e o diretor da unidade. A escola implantou o programa de qualidade total, o que tem feito com os processos caminhem de forma mais ágil e proporcionado o envolvimento de todos. Possui um programa de reuniões   de formação semanais com todos os   segmentos, onde são tratados assuntos pedagógicos e administrativos. O sistema do integral, coordenado pela supervisora da Educação infantil e fundamental I, Neide Muniz. Aos poucos eles vem fazendo investimentos para melhoria dos serviço e hoje já contam com toda estrutura necessária para oferecer um trabalho de qualidade. Visitamos o espaço físico e algumas salas de aula para vermos os materiais expostos e achamos que   as salas tem bastante estímulo visual, tudo adequa

Assessoria ao Instituto Salesinao Dom Bosco em Campos/RJ

Imagem
Estive no Instituto Salesiano Dom Bosco, em campos dos Goitacazes, no Rio de janeiro para uma assessoria Pedagógica.   Trabalhamos com as equipe técnica e com o gestor, para discutirmos ações que fomentem o crescimento da escola, bem como elevem a qualidade do trabalho desenvolvido. Nafoto ao lado estou com duas, dos 4 Supervisores Pedagógicas e com minha colega de trabalho, Heloísa Fonseca.. A escola tem um programa de reuniões   de formação semanais com todos os   segmentos, onde são tratados assuntos pedagógicos e administrativos. Um grande desafio a ser enfrentado pela escola é a questão das tarefas de casa. Os alunos não trazem as atividades pedidas e as famílias não são parceiras nesta cobrança. É preciso programar uma escola de pais para que a família seja conclamada a ser parceira da escola. Visitamos o espaço físico e algumas salas de aula para vermos os materiais expostos e achamos que   as salas tem bastante estímulo visual, tudo adequado à idade e aos objetivos

Assessoria no Colégio D. Helvécio em Ponte Nova

Imagem
Estive em Ponte Nova, não Colégio D. Helvécio, para fazer formação continuada de professores e palestra aos pais. Nas fotos estou com as supervisoras, Anna Carolina e Andreísa. Iniciamos a palestra aos pais falando sobre os métodos e processos de alfabetização, explicando sinteticamente cada um deles. Em seguida falamos sobre a proposta na perspectiva construtivista sócio interacionista. Foram apresentados os níveis de escrita e o tipo de intervenção a ser feita em cada um deles. Deixamos bem claro a proposta de só entregar as crianças lendo ao final do primeiro ano do ensino fundamental, quando as crianças já estão com seis anos de idade. Falamos um pouco acerca da letra cursiva, que só deve ser introduzida após a criança estar alfabetizada.   Ao final abrimos para perguntas e muitos pais fizeram depoimentos de que a reunião foi esclarecedora para eles e agradeceram muito por este momento. As educadoras e a supervisora Carol avaliaram que a reunião cumpriu o objetivo propos

Excesso de sinceridade

Imagem
Sempre defendi que a verdade é a melhor opção. Mesmo que seja difícil, em alguns momentos, ser sincero, penso que devemos dizer a verdade. Não se constrói relacionamentos sólidos, sejam eles de amizade, de amor, profissionais, sem transparência. Mas, esta semana uma linda garotinha de 4 anos me fez repensar esta posição. Eu estava no salão fazendo unha e ela entrou de repente acompanhada de sua mãe. Começou a dizer que estava com fome e que queria comer algo. A mãe insitia para que ela esperasse um pouco mais, pois logo chegariam em casa e seria servido o jantar. Mas, segundo ela, a fome poderia matá-la, então a mãe cedeu e resolveu levá-la até a lanchonete, do outro lado da rua, para comprar alguma coisa e evitar a morte súbida da menininha. Ela apreceu de volta, com um pastel de carne enorme, super cheiroso e eu logo a abordei: -Nossa, que delícia! Acho que vou até a lanchonete comer algo também... E ela me disse que lá havia coxinha, empada e pastel de queijo e que havia

Letra cursiva na educação infantil: sim ou não?

Imagem
Compartilho com vocês um caso verídico contado por uma amiga: A mãe chega em casa exausta e diz ao filho que não vai atender ninguém, porque está muito cansada e teve um dia muito difícil. O telefone toca e o filho de 5 anos atende. É alguém querendo falar com a mãe e ele logo diz que ela não pode atender porque teve um dia difícil e está muito cansada. A pessoa pergunta: - Mas o que aconteceu com ela? E o menino responde: - Não sei não, mas acho que ela está aprendendo letra cursiva! A letra cursiva faz parte da vida acadêmica, mas como tudo na vida, ela tem sua época certa. Já está provado, por meio de estudos científicos publicados no meio acadêmico, que a letra cursiva só deve ser introduzida quando a criança já domina o código, ou seja, quando ela está alfabética ou alfabetizada. Antes disso é enfado e canseira e não tem o menor sentido para a criança. INTERAGIR com a letra cursiva é necessário. COBRAR deve ser um ato condizente com a possibilidade de resposta.